Voltar

Diretores do Banco de Alimentos de Santa Catarina visitam sede da Rede de Bancos de Alimentos em Porto Alegre 

n/d

Com o objetivo de fortalecer práticas e aprofundar conhecimentos sobre a metodologia de trabalho da Rede de Bancos de Alimentos, diretores do Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), que tem apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), realizaram visita institucional à sede da Rede e do Banco de Alimentos de Porto Alegre. A comitiva foi liderada pelo presidente do BASC, Sandro Volpato Farias, acompanhado por Jaime Luiz Ziliotto, presidente do Conselho de Administração, e Antônio Carlos Bittencourt Goethel, diretor Financeiro da entidade.

Durante o encontro, os representantes catarinenses puderam conhecer de perto os projetos sociais desenvolvidos pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre, bem como todo o processo operacional de arrecadação, triagem e distribuição de alimentos para as instituições sociais cadastradas, que atendem milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

A visita acontece em um momento estratégico para o BASC, que estuda um plano de expansão para levar sua experiência a outras cidades de Santa Catarina. A proposta é fomentar a criação de novos bancos de alimentos, formando uma verdadeira rede catarinense de combate à fome.

Os visitantes foram recebidos por Paulo Renê Bernhard, presidente da Rede de Bancos de Alimentos e do Banco de Alimentos de Porto Alegre, e por Antônio Parissi, vice-presidente da Rede e um dos grandes mentores da criação do BASC. Também participaram da recepção profissionais das áreas de Administração, Nutrição e Saúde do Banco de Porto Alegre, que compartilharam práticas, indicadores e estratégias de atuação que fazem da organização referência nacional há mais de 24 anos.

O Banco de Alimentos de Santa Catarina é um dos integrantes da Rede de Bancos de Alimentos e conta com o apoio de diversas lideranças institucionais e comunitárias. Sua criação oficial ocorreu em 8 de setembro de 2021, como resultado da união de nove entidades representativas da sociedade civil catarinense FIESC, Grupo ND, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Santa Catarina (OAB/SC), Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Santa Catarina (FEAGRO/SC), Fundação Hermon, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), NSC Comunicação e o Rotary Internacional – Distrito 4652, responsável por liderar a iniciativa.

A missão do BASC é garantir a segurança alimentar e nutricional, com foco prioritário nas gerações mais jovens, sem deixar de atender idosos e outras populações em situação de risco social. Desde sua fundação, a entidade tem se destacado pela atuação colaborativa e por parcerias estratégicas com instituições públicas e privadas. Com o apoio técnico da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, o BASC vem consolidando seu papel como importante agente de transformação social em Santa Catarina.

Em três anos de atuação, o BASC já distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos para entidades de promoção social previamente cadastradas e avaliadas, reafirmando seu compromisso com a redução da insegurança alimentar e a promoção da dignidade humana.

 

Compartilhe: Veja nosso canal no YouTube Veja nosso Instagram Acesse nosso Facebook Acompanhe: Siga-nos no Twitter contato@redebancodealimentos.org.br | (51) 3026.8020
(51) 3026.8021

Visite PluGzOne